Hora de dar banho: Como os pais com deficiência visual fazem as adaptações?

Um dos momentos mais íntimos e divertidos para uma criança viver com os seus pais é a hora de dar banho!

E é incrível como o Gustavo consegue aproveitar esse momento para se divertir com os brinquedos e brincadeiras na água.

Mas entre patinhos de borracha e água com sabão, quem poderia imaginar que para pessoas com deficiência visual pudesse existir um desafio em uma hora tão feliz?

No ano passado a Camila fez um vídeo bem instrutivo sobre como ela preparava a hora de dar banho no Gustavo até aquele momento, mas ele ainda era bem pequeno e uma almofada de banho presa na borda da banheira já resolvia o problema.

 

 

Só que ele começou a crescer, ficou bagunceiro e dar banho nele foi ficando cada dia mais complicado, por isso foi necessário pensar em alternativas para diminuir o trabalho e facilitar a tarefa.

Mas para contornar esse desafio foi necessário testar algumas alternativas, como dar banho no colo, segurar ele pela mão e até tentar colocar ele sentado dentro de uma bacia, mas nada foi tão eficiente como um balde que nós compramos especialmente para testar se funcionava.

De tudo que nós testamos, algumas ideias davam dor nas costas, outras davam muito medo de derrubar ele no chão, então, a princípio nós não ficamos muito confiantes de que isso pudesse funcionar, mas por incrível que pareça, usar o balde mudou a nossa vida

Agora, para dar banho nele nós só precisamos colocar o balde embaixo do chuveiro até que ele fique cheio pela metade, dessa forma o peso da água evita que o balde caia quando ele começar a brincar durante o banho.

Quando nós colocamos o Gustavo dentro do balde ele pode se segurar nas bordas enquanto ficamos com as duas mãos livres para ensaboar e enxaguar ele.

 

 

E foi com essa solução simples que a hora do banho ficou muito mais fácil e segura aqui em casa.

Você gosta dessas dicas de como a gente cuida do nosso filho? No nosso canal do Youtube tem uma lista de reprodução com várias outras dicas como essa. Assiste lá!

Aqui no Blog você também encontra bastante conteúdo sobre educação inclusiva esperamos que goste!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *