Leitor de livros digitais: o que é e para quê serve?

Foto de um leitor de livros digitais EVO E10 com um par de fones de ouvido conectados ao lado dele.

Toda vez que alguém fala em um leitor de livros digitais, as pessoas sempre acabam perguntando: Mas por quê eu preciso de um aparelho dedicado para ler livros, se hoje em dia nós temos o Kindle, Audiolivros, smartphones e até os computadores podem fazer isso?

A grande verdade é que você não precisa, mas se algo está disponível no mercado, deve haver uma boa razão para isso e com certeza o aparelho será útil para alguém.

No vídeo sobre as 5 formas de se divertir lendo, vários amigos e alguns inscritos do canal Inclunet no Youtube, ficaram interessados em aprender mais sobre o EVO e10, um novo leitor de livros digitais disponível na loja da Laramara, por isso noz gravamos um vídeo para  mostrar um pouco do que esse pequeno aparelho é capaz.

 

 

Mas será que um leitor de livros digitais é útil mesmo?

 

Sim! E se um aparelho como esse servisse apenas para ler livros ele já seria bastante útil. com uma autonomia de mais de 10 horas de leitura contínua, o usuário não precisa carregar a bateria com tanta frequência como é necessário na maioria dos smartphones com preço mais acessível atualmente disponíveis no mercado.

Hoje em dia às pessoas podem usar muitos tipos de aparelhos diferentes para ler os seus livros digitais, incluindo os computadores e até dispositivos móveis, mas infelizmente é muito difícil encontrar aparelhos que possam ser usados por mais de 10 horas contínuas que não sejam aparelhos específicos usados apenas para ler livros.

Uma boa duração da bateria faz uma grande diferença para pessoas com deficiência que fazem longas viagens ou costuma esquecer de carregar a bateria do telefone antes de voltar do trabalho para casa.

 

Leve Muitos livros guardados discretamente no seu bolso.

 

Com um aparelho portátil e pequeno como esse, o usuário consegue levar milhares de livros no bolso, e o fato de ele não possuir uma tela faz com que a leitura seja muito conveniente, fácil e discreta

Para as pessoas com menos domínio da tecnologia ou mesmo para as pessoas idosas, os aparelhos leitores de livros digitais oferecem uma forma simples de manuseio, um teclado simples, com teclas grandes, salientes e coloridas que  ajudam bastante a manusear o aparelho.

 

Acesse os mínimos detalhes

 

Para as pessoas com deficiência visual, uma das características mais interessantes dos leitores de livros digitais é a possibilidade de navegar de forma precisa através do conteúdo em seus mínimos detalhes, o que viabiliza o uso desse tipo de aparelho no ambiente educacional e oferece várias outras facilidades para as pessoas com deficiência visual no ambiente acadêmico.

Dependendo da forma como o livro eletrônico é desenvolvido o usuário pode selecionar se quer navegar através das páginas, dos capítulos, dos parágrafos, das frases, das palavras e até mesmo letra por letra, quando for necessário saber como se escreve uma determinada palavra, algo impensável nos famosos livros em áudio, por exemplo.

Outro atributo muito importante para pessoas com deficiência que dependem da audição para ler é que esse tipo de aparelho costuma oferecer sintetizadores de voz de altíssima qualidade, o que contribui para evitar o cansaço e a fadiga durante longos períodos de leitura.

 

O que mais um leitor de livros digitais pode fazer?

 

A maior parte dos leitores de livros digitais possui uma serie de funções adicionais que contribuem muito não apenas para a leitura de livros, mas para o consumo de mídia em geral e algumas atividades diárias, o que acaba por agregar ainda mais valor ao produto.

Uma das funções mais importantes depois da leitura de livros com certeza é a funcionalidade de gravador de voz embutida na maioria dos leitores de livros digitais de mercado, nesse aspecto o EVO E10, que é vendido pela Laramara, se destaca pelo seu excepcional gravador digital, que tem a melhor qualidade de captação de áudio do segmento.

Para ter uma ideia da qualidade desse aparelho, 90% dos vídeos do canal Inclunet do Youtube foram gravados usando esse aparelho para capturar o áudio, na edição o áudio da câmera foi substituído pelo áudio do gravador e o resultado pode ser visto no vídeo embutido no início dessa postagem.

Mas além de permitir gravar um áudio limpo e sem qualquer ruído, que pode até ser usado em trabalhos profissionais como vídeos para o Youtube, esse tipo de gravador digital funciona muito bem para aulas em faculdades, palestras e até para fazer aquela nota de voz para guardar o número de telefone de alguém.

Um outro recurso muito interessante é a possibilidade de adicionar marcadores em livros,, gravações de áudio, nas músicas e até nos arquivos de vídeo se for necessário.

Para encontrar qualquer ponto marcado em qualquer uma dessas mídias basta pressionar um botão que abre a lista de marcadores e escolher qualquer um deles e continuar a leitura a partir do ponto escolhido.

Esses aparelhos podem fazer muitas coisas, tocar músicas, vídeos, podcasts, rádios web, rádios FM, tem bússola, despertador, agenda, lembretes e até uma mini calculadora.

 

Quer mais informações?

 

No Brasil a Laramara comercializa o  EVO E10, o mais novo leitor de livros digitais lançados pelo Laratec, nesse link você pode conferir preços e maiores informações sobre o produto.

 

Você também pode aprender mais sobre tecnologia assistiva aqui no blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *