Como vamos preparar a mamadeira do bebê sem enxergar nada?

Imagem de duas mamadeiras que tentam ilustrar a dificuldade das pessoas cegas conseguir preparar a mamadeira do bebê com autonomia e independência?

Quando o gustavo nasceu, a gente não imaginava que ele não aceitaria mamar no peito, nem mesmo que seria necessário usar uma fórmula para ajudar a complementar a alimentação dele, por isso, quando o médico recomendou essa solução, junto com as instruções de preparo, veio a pergunta: Como vamos preparar a mamadeira do bebê sem enxergar nada?

Nós ainda nem havíamos comprado uma mamadeira, pois pensávamos que ele não ia precisar de uma tão rápido, mas quando percebemos que nosso filho estava perdendo peso e foi necessário procurar apoio médico, essa foi a solução.

 

 

A acessibilidade das mamadeiras

 

As melhores marcas de mamadeiras tem um design lindo, com um projeto de bico pensado para imitar o peito da mãe, evitar problemas odontológicos, diminuir problemas com gases e até o desconforto da criança, mas nem um fabricante pensou em uma forma eficiente de medir a água, para o caso de os pais da criança serem cegos ou não conseguir enxergar a escala gravada na lateral do frasco.

Além das pessoas cegas ou com baixa visão, pessoas idosas, pessoas daltônicas ou qualquer outra pessoa que tenha dificuldade para ver os números gravados no frasco, passam aperto ao tentar colocar uma quantidade precisa de água na hora de preparar a mamadeira do bebê.

 

Os fabricantes de fórmulas

 

Por outro lado, em geral, as fórmulas de suplementação alimentar para crianças abaixo dos 6 meses de idade vem com um medidor padrão para ser usado para cada 30 ML de água.

Só que para medir a quantidade de água, os fabricantes desses suplementos também confiam cegamente que os pais da criança podem ver a escala de medidas impressas no frasco da mamadeira .

Por esse motivo, apesar de ser fácil medir a quantidade da fórmula facilmente e com relativa acessibilidade, às pessoas que não conseguem ver a escala ainda precisam encontrar uma solução para medir a água corretamente.

 

A solução para preparar a mamadeira do bebê 

 

Procurando como outros pais com deficiência visual faziam para dar remédio para os seus filhos pequenos, encontramos a ideia de usar uma seringa oral para medir as doses de remédio com maior precisão e pensamos se essa técnica não poderia ser adaptada para preparar a mamadeira também. O resultado você acompanha no vídeo que gravamos para o canal Inclunet no youtube.

Por Leonardo Gleison Ferreira

Leonardo Gleison Ferreira é Técnico em tecnologia assistiva da Laramara, Graduado em análise e desenvolvimento de sistemas, pós graduando em marketing, atualmente ministra aulas de educação tecnológica para jovens com deficiência visual e faz parte do grupo de especialistas em acessibilidade do CEWEB/W3C.br.

2 comentários


  1. Warning: Attempt to read property "entry" on string in /home/inclunet/public_html/wp-content/plugins/jetpack/modules/gravatar-hovercards.php on line 190

    Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/inclunet/public_html/wp-content/plugins/jetpack/modules/gravatar-hovercards.php on line 190

    Warning: Attempt to read property "displayName" on null in /home/inclunet/public_html/wp-content/plugins/jetpack/modules/gravatar-hovercards.php on line 191
    Marines Pinto Pires Rosa disse:

    Amei essa dica da seringa , pois além de servir para os deficientes visuais, serve para quem é analfabeto , digo isso por uma amiga , parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *