Jogos adaptados para deficientes visuais: Saiba a importância para seu aluno!

Imagem ilustrativa mostrando dois jogos adaptados para deficientes visuais e dois dados com texturas para jogos inclusivos.

Os jogos adaptados para deficientes visuais são ferramentas muito importantes no processo de alfabetização das crianças em uma fase anterior ou preparatória para o ensino do Braille, que podem ser usados para entreter e ensinar crianças com e sem deficiência ao mesmo tempo.

Os jogos adaptados também possuem um importante papel no processo de inclusão e socialização das crianças com deficiência no ambiente escolar, principalmente pela sua característica universal, que permite que as crianças com diversos tipos de deficiência ,além da visual, possam interagir e brincar juntas com as demais crianças tanto em casa quanto na escola.

 

Quais são os melhores jogos adaptados para deficientes visuais?

 

Os melhores jogos educativos são aqueles que possuem ou conseguem associar diversas formas, espessuras, cheiros, cores, tamanhos, texturas, sons e símbolos, pois além de explorar esses conceitos aproveita e estimula os sentidos restantes da criança em benefício do aprendizado e do conhecimento de mundo.

Aqui no blog e no canal Inclunet do Youtube, nós já demonstramos vários jogos adaptados para deficientes visuais muito interessantes, tanto desenvolvidos por nós para uso na sala de recursos multifuncional, quanto por instituições importantes no seguimento das pessoas com deficiência visual, tais como a Laramara, de quem já indicamos até um livro muito bom chamado Brincar para todos e que está disponível para download gratuito no site deles.

 

Aprenda mais sobre os jogos adaptados para pessoas com deficiência visual

 

Aqui no Blog nós temos uma categoria inteira só de jogos adaptados para pessoas com deficiência, e no no canal Inclunet do Youtube, temos uma playlist só sobre esse assunto para ajudar você que é professor a ter ideias incríveis para suas aulas inclusivas e mudar a realidade dos seus alunos com deficiência na sala de aula.

 

 

Assista os nossos vídeos , inscreva-se no canal e leia nossos textos aqui no blog para se manter informado sobre todos os novos conteúdos publicados.

1 comentário

  1. Olá Incluneteiros, tudo bem?
    Gostei muito do post, acho que um professor que precise desses jogos adaptados, encontra um bom ponto de partida com esse post e os vídeos que vocês produzem.
    Parabéns pela iniciativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *