Jogo da Memória para Crianças com Deficiência Visual

Jogo da Memória para Crianças com Deficiência Visual: Foto da professora com a caixa do brinquedo.

O Jogo da Memória é uma tradicional brincadeira usada para estimular a agilidade, a concentração, a memória e o raciocínio lógico.

Para crianças não alfabetizadas com deficiência visual, tanto cegas quanto as que tem baixa visão, o Jogo da memória também é responsável por estimular o tato, promover o convívio em grupo e ajudar o processo de alfabetização em Braille.

Jogos Inclusivos como esse contribuem de forma muito significativa para a promoção da igualdade dos alunos com deficiência visual no ambiente escolar, pois permite que crianças com e sem deficiência participem juntas de uma mesma atividade, sem qualquer tipo de restrição, cada uma usando os recursos de que dispõe para vencer uma competição saudável.

Você pode construir um Jogo da memória como esse usando materiais simples, como por exemplo, Cartolina, EVA ou papel cartão, que normalmente são fáceis de encontrar em qualquer escola ou papelaria.

Para aprender a construir esse jogo da memória, você pode fazer o download gratuito de uma cópia do livro Brincar para todos de Mara Siaulys, que ensina pais, professores e familiares das Pessoas com deficiência visual a construir vários brinquedos adaptados e inclusivos, Criados para auxiliar na educação de crianças com deficiência visual, mas que podem ser utilizados em qualquer sala de aula, por todos os alunos.

Também é possível comprar o Livro e o jogo já pronto na loja virtual da Laramara e receber em casa ou na escola e aproveitar para se encantar com a quantidade de brinquedos pedagógicos para lá de úteis em qualquer sala de aula.

No vídeo a seguir, a professora Camila Domingues faz uma breve demonstração desse importante recurso pedagógico. Se você quiser aprender mais sobre jogos adaptados, Visite nossa categoria de jogos inclusivos ou a playlist do nosso canal no Youtube.

Esperamos que você goste do conteúdo e desejamos um bom jogo Inclusivo para você e seus alunos!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *