Os quatro motivos para o Brasil ter portais de conteúdo tão ruins.

As vezes algumas pessoas me perguntam: Por que os sites de conteúdo como Terra, UOL, Yahoo, Globo, Estadão, R7 e Folha são tão ruins de navegar?

A resposta normalmente é muito simples e está baseada em quatro pontos.

O primeiro é que falta vontade. Em geral este tipo de empresa tem uma política “De Dentro para Fora”, ou seja, eles fazem para você usar e pronto.

Repare que você nunca foi consultado sobre os pontos em que você mais gosta nestes serviços e sua única defesa é não o usar, mas fazendo isso você fica sem acesso aos maiores veículos de comunicação, o que lhe faz um lucrativo refém de qualquer política de serviço ou design.

Em segundo lugar, os principais portais de conteúdo estão cada vez mais apinhados de propagandas e publicidade em geral, sem levar em conta que seus atuais usuários são vacinados contra banners e propagandas. Além disso, uma quantidade enorme de pessoas nem olham mais para aquilo, existem até aplicativos para ocultar ou removê-los.

Em terceiro lugar vem o modismo. Os projetistas e desenvolvedores veem uma tendência internacional e já trazem para o brasil. O curioso é que eles só copiam a parte ruim da tecnologia usada por lá.

Por fim: Falhas de projeto são grandes causas de problemas, principalmente os de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Isto por que na tentativa de fazer algo igual a algo que está pronto lá fora ou de seguir o que o Designer mandou, o desenvolvedor constrói um Frankenstein de código HTML e faz o diabo com o código, o que causa uma série de problemas de usabilidade e acessibilidade.

A equipe de Design deveria discutir com a equipe de desenvolvimento sobre os problemas que determinado layout poderá causar para os usuários e em caso de portais de interesse coletivo, este layout deveria ser apreciado pelos usuários e suas opiniões deveriam ser consideradas.

Grandes e pequenas empresas de tecnologia lá de fora já têm programas que recolhem e analisam sugestões do usuário no desenvolvimento e melhoria do produto, não dá para entender por qual motivo eles não copiam isso por aqui também.

Enquanto isto não acontece, você poderia escrever aí nos comentários quais sites você odeia navegar (além do nosso), quem sabe os webmasters se ligam e melhoram eles, não acha?

Autor: Leonardo Gleison Ferreira

Leonardo Gleison Ferreira é Técnico em tecnologia assistiva da Laramara, Graduado em análise e desenvolvimento de sistemas, pós graduando em marketing, atualmente ministra aulas de educação tecnológica para jovens com deficiência visual e faz parte do grupo de especialistas em acessibilidade do CEWEB/W3C.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *