WEB.BR 2015

A poucos dias tive o prazer de falar sobre acessibilidade em uma palestra realizada na conferência WEB.BR, promovida anualmente pelo escritório brasileiro da W3C.

Para quem ainda não sabe o que é a W3C, Explicando de forma simplificada: É um organismo internacional que cria padrões para tecnologias de internet em conjunto com pessoas e empresas de todos os países, onde todos podem contribuir com opiniões e no final se define um padrão, que será recomendado para uso mundial. Mau-explicando é como se fosse uma ABNT para a internet.

Este ano o evento convidou os participantes a pensar em como podemos re-descentralizar a web, falando a respeito de vários temas que são importantes para o futuro e o desenvolvimento da mais importante ferramenta de comunicação deste século.

Assuntos como pagamentos via internet, proteção de dados, padrões para tecnologias web e acessibilidade na web, foram abordados por um fantástico time de palestrantes que fizeram do evento um espetáculo de difusão de conhecimento.

Este ano foram 4 palestras, incluindo a minha em que se falou sobre acessibilidade durante o evento, mas surpreendente mesmo foi ver que vários outros palestrantes já incluem acessibilidade em suas falas, demonstrando que estão próximos os dias em que a internet será verdadeiramente para todos.

Autor: Leonardo Gleison Ferreira

Leonardo Gleison Ferreira é Técnico em tecnologia assistiva da Laramara, Graduado em análise e desenvolvimento de sistemas, pós graduando em marketing, atualmente ministra aulas de educação tecnológica para jovens com deficiência visual e faz parte do grupo de especialistas em acessibilidade do CEWEB/W3C.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *