Petição popular pede aumento no programa jovem cidadão do metrô de São Paulo

Depois de um boato falando sobre uma possível quebra de contrato com o Programa Jovem Cidadão no Metrô de São Paulo, pessoas com deficiência visual, que seriam diretamente impactadas com o suposto cancelamento, já se organizam em uma petição endereçada à companhia, não para extinguir o programa, mas para aumentar o efetivo disponível nas estações.

O movimento foi iniciado no início desta semana e até esta sexta-feira, quando concluímos essa postagem, já havia 221 signatários na petição.

A polémica teve início em fevereiro, quando usuários do sistema denunciaram através das redes sociais que o metrô estaria descontinuando o programa, que atende cerca de 2000 pessoas com deficiência visual diariamente.

A informação teria partido dos próprios funcionários do programa, que já estariam com contratos para vencer, alegando que não havia perspectiva de renovação.

O metrô fez uma reunião com usuários no auditório da Laramara, que contou com a presença de aproximadamente 100 usuários com deficiência visual e negou a extinção do programa, mas deixou claro que poderia haver uma diminuição do quadro em virtude de problemas financeiros.

Vários usuários presentes responderam dizendo que o programa é uma questão de segurança para às pessoas com deficiência visual e rebateram dizendo que com segurança não se economiza.

Via Twitter o Metrô se manifestou reafirmando que o programa não seria descontinuado, mas não comentou a respeito da diminuição do efetivo.

Enquanto isso, a Petição segue disponível para quem quiser assinar e divulgar.

Autor: Leonardo Gleison Ferreira

Leonardo Gleison Ferreira é Técnico em tecnologia assistiva da Laramara, Graduado em análise e desenvolvimento de sistemas, pós graduando em marketing, atualmente ministra aulas de educação tecnológica para jovens com deficiência visual e faz parte do grupo de especialistas em acessibilidade do CEWEB/W3C.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *